quinta-feira, 25 de março de 2010

O que devemos fazer quando acabam as pilhas

Todos os pontos de venda de pilhas e baterias do país deverão ter, dentro de dois anos, postos de coleta para receber os produtos descartados pelos consumidores, segundo nota divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. A resolução foi aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente no dia 11 de setembro e será regulamentada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.

AS PILHAS CONTÊM ALGUNS METAIS PESADOS (MERCÚRIO, CÁDMIO) QUE SÃO TÓXICOS PARA OS SERES VIVOS.

OS METAIS PESADOS PERMANECEM NO SOLO, SEM SE ALTERAREM, DURANTE 50 ANOS OU MAIS.

UMA PILHA DE MERCÚRIO CONTAMINA A ÁGUA QUE QUATRO PESSOAS DEVERÃO BEBER EM TODA A SUA VIDA.

O MERCÚRIO CAUSA DOENÇAS NO SISTEMA NERVOSO QUE AFETAM O NOSSO COMPORTAMENTO.

O QUE FAZER?

UM CARREGADOR DE PILHAS PODE REUTILIZAR A MESMA PILHA, MIL VEZES!!!
Mil pilhas que não vão para o lixo!


Com a reciclagem é possível recapturar alguns dos materiais constituintes das pilhas como por exemplo aço, carbono, zinco e lítio e utilizá-los de novo em processos produtivos. Trata-se de uma dupla vantagem pois permite poupança de recursos naturais e evita-se contaminação de solos e águas - previne-se portanto o risco de poluição ambiente.
O único local seguro para colocar as suas pilhas gastas ou em fim de vida, é sem dúvida nos pilhões que fazem parte integrante dos restantes ecopontos distribuídos pelos serviços da sua Câmara Municipal. É possível encontrar também pontos de recolha em supermercados, lojas de eletrônico e em grandes superfícies comerciais. Em alternativa, entregue as suas pilhas velhas nos locais onde habitualmente as adquire.
Depois de recolhidas são manipuladas por empresas de resíduos certificadas que separam e tratam as diferentes partes constituintes das pilhas.

NUNCA deixe pilhas no lixo comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário