segunda-feira, 7 de junho de 2010

Campanha educativa Papa-pilhas é lançada hoje em Brumadinho




Foi lançada na manhã desta segunda-feira (24), em Brumadinho, a campanha Papa-pilhas, uma parceria entre o Instituto Cultural Inhotim e a Escola Municipal Lidimanha Augusta Maia, onde foi realizada a solenidade. O projeto, que tem o apoio do museu Inhotim através do Programa Jovens Agentes Ambientais, pretende sensibilizar a comunidade de Brumadinho sobre a importância da destinação correta de pilhas e baterias usadas.

A campanha Papa-pilhas foi criada em abril deste ano pela Escola Municipal Lidimanha Augusta Maia e, desde então, cerca de 3.600 pilhas já foram recolhidas. A idéia inicial era enviar o material coletado para o Centro de Reciclagem da UFMG, mas o número de pilhas coletadas é tão grande que a Universidade vai treinar professores da Escola Lidimanha Maia para realizar o processo de reciclagem do material dentro da própria escola. "Seremos o primeiro município no Brasil a realizar o processo completo da pilha, da coleta ao resultado final", afirmou Jeovânio Rocha, vice-diretor da escola e coordenador do projeto Papa-pilhas.

A campanha educativa envolve os alunos do módulo I do Programa Jovens Agentes Ambientais, realizado em parceria com o Banco BMG, e alerta a população sobre os riscos da disposição em local impróprio de pilhas e baterias usadas, já que elas são compostas por material altamente tóxico ao meio ambiente. "Com o lançamento do projeto, esperamos uma mudança de atitude e comportamento das pessoas que possa trazer melhorias para o Meio Ambiente e para a sociedade", disse Jose André, educador ambiental do Inhotim.

O vice-diretor da Escola Lidimanha Maia, Jeovânio Rocha, também reafirmou a importância da educação ambiental para uma mudança de comportamento. "Estamos promovendo hoje uma campanha de educação ambiental, que vai além do simples ato de recolher pilhas. Queremos desencadear um pensamento ecológico nas pessoas, assim o benefício vem para todos nós", concluiu.

Animadas com a iniciativa, alunas do programa Jovens Agentes Ambientais falaram sobre a importância da campanha de conscientização ambiental. "O futuro depende de nós. Se cada um fizer a sua parte, o mundo vai melhorar e a natureza vai agradecer", disse Thais de Fátima, aluna da 7 série. "Estamos aprendendo aqui a sermos cidadãos mais conscientes para o hoje e o amanhã", afirmou Stella Roque, também aluna da 7 série.

No dia 11 de dezembro, quinta feira, começam as coletas de pilhas e baterias usadas no museu Inhotim.


http://www.inhotim.org.br/noticia/view/42/campanha_educativa_papa_pilhas_lanada_hoje_em_brumadinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário