segunda-feira, 7 de junho de 2010

Campanha recolhe 7 mil pilhas para reciclagem

Projeto dos Associados Minas dispõe de unidades de recebimento de pilhas gastas espalhadas em BH e no interior do estado. O objetivo é a reciclagem do material coletado e a concientização da população sobre a importância da reciclagem e da preservação dos recursos naturais.

O que fazer com pilhas e baterias usadas? Se você tinha essa dúvida e não sabia onde jogar o material, os Associados Minas trouxeram a solução e a população parece ter compreendido a importância de reciclar para contribuir com a preservação do meio ambiente e diminuir os riscos à saúde pública. A campanha Bota pilha nessa idéia, aderida por todas as empresas do grupo, do qual faz parte o Estado de Minas, completa um mês e o número de produtos entregues nos postos de recolhimento é superior a 7 mil unidades, que serão recicladas, evitando danos maiores à natureza.

Todas as pilhas coletadas durante o último mês na sede do EM, no prédio da TV Alterosa, no parque gráfico, nas oito lojas de Classificados de Belo Horizonte e nos postos de Varginha e Divinópolis serão depositadas nas urnas da campanha Papa Pilhas, do Banco Real, e, em seguida, enviadas para São Paulo, onde a empresa Suzaquim Indústrias Químicas, única no país autorizada pelo governo federal a receber o produto, vai transformá-las em óxidos metálicos a serem usados nas indústrias de vidros, tintas e cerâmicas.

O projeto foi criado para conscientizar a comunidade da importância de não jogar o produto no lixo doméstico, que é enviado para aterros sanitários ou lixões, comprometendo, desta forma, o solo, o lençol freático, rios e alimentos. “O dano causado por uma simples pilha jogada no lixo comum pode prejudicar várias pessoas”, afirma Isabela Teixeira da Costa, idealizadora do projeto dos Associados.

Fabricante

Os postos de recolhimento aceitam pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, relógios, celulares, laptops, câmeras digitais e aparelhos eletrônicos portáteis. Entretanto, de acordo com a legislação ambiental, não podem ser recolhidos produtos com peso superior a 500g ou tamanho maior que 5cm x 8cm, como os usados em carros, motos e alarmes. Estes produtos devem ser devolvidos ao próprio fabricante. Uma pilha usada em controle remoto contém metais pesados, como zinco, chumbo e manganês, e a decomposição pode demorar séculos, sendo que os metais não se degradam e, em contato com outras substâncias, podem contaminar o meio ambiente.

Postos de coleta

Estado de Minas/Aqui/UAI/Vrum/Lugar Certo/Ragga Av. Getúlio Vargas, 291 – Funcionários Av. Mem de Sá, 526 – Santa Efigênia Rua Cardoso, 29 – Santa Efigênia

TV Alterosa/Teatro Alterosa/Guarani FM/Alterosa Cinevídeo Av. Assis Chateaubriand, 499 – Floresta

Lojas de Classificados do Estado de Minas Rua Goitacases, 1.499/Loja 52 – Barro Preto Rua Goiás, 14 – Centro Av. João César de Oliveira, 3403/Sala 102 – Eldorado Av. Francisco Sales, 347 – Floresta Av. Dom Pedro I, 402 - Hipermercado Via Brasil – Itapoã Rua Santa Catarina, 350 – Centro Av. Cristiano Machado, 4000/1o Piso – Minas Shopping – São Paulo Rua Alagoas, 1.314 – Shopping 5a Avenida – Savassi

Tv Alterosa – Interior Divinópolis – Rua Francisco Ferreira Lopes, 33 – Centro Varginha – Rua Prof. Antônio Domingos Chaves, 17 – Bairro Jardim Petrópolis


http://www.cmbh.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário